Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Responsabilidade Sócio-Ambiental

20 de Junho de 2012 as 06h:05



ABF e AFRAS aderem ao documento elaborado pelo Instituto Ethos, entregue aos Governantes na Rio+ 20


 

 

ABF e AFRAS aderem ao documento elaborado pelo Instituto Ethos, entregue aos Governantes na Rio+ 20

 

A AFRAS aproveitou a ABF Franchising Expo para disseminar os conceitos da sustentabilidade no mercado de franquias

 

São Paulo, junho de 2012 – A ABF – Associação Brasileira de Franchising e a AFRAS- Associação Franquia Sustentável aderiram ao documento Compromissos e Demandas para a Construção do Futuro que Queremos, enviado aos chefes de Estados reunidos essa semana na Rio + 20.

 

O documento pode ser acessado no link  http://www3.ethos.org.br/wpontent/uploads/2012/06/COMPROMISSOS_DEMANDAS.pdf  para que as empresas possam conhecer melhor esse conjunto de compromissos e demandas constantes que serão apresentadas a toda a sociedade, às Nações Unidas e ao Governo Brasileiro, em diversos momentos do evento.

 

“Todas as iniciativas da AFRAS, durante a ABF Franchising Expo, visaram disseminar práticas e contribuir para a assimilação de novos padrões empresariais. Agora, incorporamos a essas iniciativas, a divulgação desse documento elaborado pelo Instituto Ethos“,

 afirma Claudio Tieghi, presidente da AFRAS.

 

Durante a 21ª edição da feira de negócios, a AFRAS realizou diversas ações voltadas para sustentabilidade, entre elas: gestão ambiental da feira, coordenação da coleta seletiva, gerenciamento do descarte de resíduos, além da compensação das emissões de carbono geradas com o funcionamento da feira. O destaque foi a realização da segunda edição do  Prêmio Estande Sustentável, cujo objetivo é estimular a montagem adequada do  estande obedecendo os princípios da sustentabilidade.

 

 “Alinhar a maior feira de franchising do mundo com o tema é muito importante. Essa premiação dá oportunidade aos expositores de mostrarem um posicionamento diferenciado durante feira de franquias”,

diz Claudio Tieghi, presidente da AFRAS. 


 O Prêmio Estande Sustentável foi dividido em cinco categorias, de acordo com o tamanho do estande e os vencedores foram reconhecidos com um troféu durante o terceiro dia do evento. “A entrega deste prêmio fez com que as empresas repensassem os processos e demandas de sustentabilidade. Com essa iniciativa, é possível apresentar aos consumidores a marca de forma positiva”, finaliza Tieghi.

 

Os estandes foram avaliados considerando os seguintes itens: transporte da equipe que trabalhou nos estandes, transporte dos equipamentos de montagem dos estandes, combustível utilizado na montagem e desmontagem no deslocamento. O consumo de energia elétrica (tipos de lâmpadas, ar condicionado, etc), percentual de reciclagem e reutilização de materiais (a quantidade de material que já tinha sido utilizado em outros eventos, e material com fácil potencial de reciclagem).

 

Outro critério importante foi a questão de acessibilidade (pessoas com dificuldade de locomoção, pessoas surdas-mudas e cegas) uso de leitores de braile, piso podotátil e tradução de libras (sinais).

 

O último critério para entrega do prêmio, foi a distribuição dos brindes, uso de materiais reciclados na confecção. “Enviamos um questionário no ato da inscrição para os expositores. Os questionários foram respondidos, arquivados e visitamos todos os estandes participantes para ver se todos os itens estavam em evidência”, explica Leandro Henrique, diretor de sustentabilidade da BR+10. 


Confira os vencedores das cinco categorias:

 

MONTAGEM BÁSICA 


Ecojardim: Os atributos que fizeram o estande levar o prêmio foram a coleta seletiva do lixo dentro do próprio espaço e a não utilização de sacola plástica. Todo o material de comunicação do evento foi confeccionado em papeis reciclados. Outro ponto importante que levou a franquia a ganhar o prêmio, é o projeto social em parceria com a prefeitura de Porto Ferreira, onde são doadas mudas de plantas para que seja realizada a educação ambiental da população. “Estar na Feira pela primeira vez é de grande importância para nós. Nossa intenção foi mostrar aos visitantes a importância de trabalhar com produtos orgânicos.”, diz os diretores Alexandre da Silva e Vaner da Silva. 

 

PEQUENO ESTANDE


Água Doce Cachaçaria: No espaço, todo o material, iluminação e tecnologia foram pensados para produzir o menor impacto ambiental possível. O papel foi reciclado e a iluminação privilegia opções de maior eficiência energética – que iluminam mais e consomem menos recursos naturais. Além disso, todo material de apresentação é digital, para diminuir ao máximo o uso de papel para impressão. “Todas as nossas ações no estande foram pautados em torno da sustentabilidade. Os materiais utilizados no estande são descartáveis. Os nossos press kits não foram impressos e nem entregues em sacola. Tudo foi gravado em pen drive”,conta Julio Bertolucci, diretor de franquias.

 

MÉDIO ESTANDE

 

Mundo Verde: Todo material de divulgação da feira foi impresso em papel reciclado, as canetas utilizadas foram confeccionadas a partir do reaproveitamento de caixinhas Tetra Park. A arquitetura e decoração do espaço contou com itens sustentáveis, e as emissões de gases estufa (GEE) decorrentes das atividades realizadas durante no estande serão neutralizadas com o plantio de 30 árvores na cidade de São Paulo. “Ser sustentável está no DNA da marca. Esse reconhecimento só reforça o nosso posicionamento de principal marca ligada a saúde, bem-estar, saudabilidade e sustentabilidade no país e o estande seguiu a linha que já vimos seguindo na arquitetura de nossas lojas”, explica Donato Ramos, diretor de marketing.

 

MEGA ESTANDE


Multi Holding: O estande de 300 m² foi dividido em dois espaços promovendo ações sustentáveis e sociais para disseminar ainda mais o conceito de responsabilidade socioambiental na gestão do franchising. Foram utilizados equipamentos que consomem menos energia que os convencionais. O estande foi composto por materiais reciclados ou que podem ser reutilizados e tintas ecoeficientes. As plantas que fizeram parte na ornamentação dos estantes pertencem ao bioma brasileiro. Ambos os espaços contam com coleta seletiva de lixo. A área de exposição foi planejada para minimizar a emissão de CO2 e, o que não puder ser evitado, será neutralizado por meio de plantio de 400 mudas de árvores nativas nas matas ciliares do Rio Xingu, no Mato Grosso. “O Grupo Multi deseja que o Brasil se torne ainda mais sustent& aacute;vel e defende a ideia de que todas as empresas se tornem sustentáveis”, ressalta Claudio Arantes, diretor de idiomas da rede. “Nossa intenção é de fomentar uma gestão que leve em conta os aspectos socioambientais e entenda que é possível obter melhores resultados integrando práticas sustentáveis aos negócios”, afirma Claudio Tieghi diretor de Responsabilidade Social da Multi.

 

DESTAQUE ATITUDE 


Trópico: Como o próprio título da categoria diz, o estande foi premiado por conta da atitude que a empresa teve durante a participação na ABF Franchising Expo 2012. Todas as informações foram passadas através de pen drives, assim papeis e sacolas foram abolidas. Os poucos papeis utilizados foram totalmente reciclados, assim como o incentivo aos visitantes de utilizar a água de forma consciente. Outra ação de divulgação importante da Trópico, foi a contratação de dois skatistas que andaram pelo evento com um skate elétrico, incentivando o público a usar transportes que não poluem o ar.  “Com essas atitudes, queremos as demais empresas vejam que ser sustentável está nas atitudes do nosso dia-a-dia e não somente um discurso”, ressalta Guga Schifino, diretor da Trópico.

 

7 anos de AFRAS


Durante a ABF Franchising Expo, a AFRAS comemorou seu sétimo aniversário. Pioneira em todo o mundo, a AFRAS hoje é referência mundial e tem servido de modelo para associações de franquia de vários países. São vários os projetos desenvolvidos nesse período. Entre eles, destaca-se a criação dos Indicadores Ethos-ABF-Afras Setoriais de Responsabilidade Social do Sistema de Franquias e o Franchising de Baixo Carbono. Mais recentemente, em parceria com a consultoria internacional Great Place to Work, a AFRAS anunciou o prêmio As Melhores Franquias para Trabalhar. Também inédito em todo o mundo, o prêmio está com as inscrições abertas e mais informações podem ser obtidas no endereço www.afras.com.br.

 

Sobre a AFRAS


A Associação Franquia Sustentável foi criada há sete anos dentro da ABF com o objetivo de promover a cultura da gestão socialmente responsável nas empresas associadas. Entre outros projetos, a AFRAS elaborou, em parceria com o Instituto Ethos, os indicadores de responsabilidade social do setor de franquias e, com a Fábrica Éthica Brasil e o Instituto Socioambiental, é responsável pelo Programa Franchising de Baixo Carbono, iniciativa inédita que visa reduzir e compensar os gases causadores de efeito estufa provenientes do consumo de energia, combustíveis e descarte dos resíduos sólidos e orgânicos das redes de franquia.

 

Informações para Imprensa 
DFREIRE Comunicação e Negócios - Tel. (11) 5505-8922
Contatos: Debora Freire – debora@dfreire.com.br 
Mariana Campos – marianacampos@dfreire.com.br

.

.

 



Fonte: Debora Freire, da DFREIRE Comunicação e Negócios





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DIA DA INTERNET SEGURA 2023 - Evento acontece em Sampa em 07.02 03/02/2023
DIA DA INTERNET SEGURA 2023 - Evento acontece em Sampa em 07.02
 
MOTIM DA PM - Descartada Anistia a PMs parados no Espírito Santo, diz ministro 12/02/2017
MOTIM DA PM - Descartada Anistia a PMs parados no Espírito Santo, diz ministro
 
02/06/2016
PROJETO FRANQUIA TRANSPARENTE – Convite aos Empresários
 
PETROBRAS - Explosão em navio plataforma mata 3 pessoas, no Espírito Santo 11/02/2015
PETROBRAS - Explosão em navio plataforma mata 3 pessoas, no Espírito Santo
 
11/02/2015
PETROBRAS - Explosão em navio plataforma, no Espírito Santo
 
10/02/2015
BANCO DO BRASIL - Conselho de Administração elege 2 novos vice presidentes
 
LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS - Assinado enfim o acordo pela indústria e comércio 28/11/2014
LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS - Assinado enfim o acordo pela indústria e comércio
 
27/11/2014
PASADENA - Conselho da Petrobras aprova auditoria e sugere punições
 
26/11/2014
PETROBRAS aprova criação do cargo de diretor contra fraudes e corrupção
 
11/07/2014
INCRA reconhece área quilombola no Maranhão
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites